Artigos

 

 

Amigos, mais um dia se inicia; são muitas notícias, expectativas, sonhos, assim é a caminhada diária dessa humanidade.

O salmista, no (salmo 119.1-3) diz que "Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra de suas mãos. um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite. Sem linguagem nem fala ouve-se a sua voz".

Como vemos, tudo onde Deus é absoluto é assim, não há pressa, não há transtorno, nada enguiça, todo funciona a seu tempo; ainda que os seres humanos tentem atrapalhar, criando leis paralelas, tentando usurpar a soberania desse Deus etc. mesmo assim, o universo na mão do seu Criador é perfeito, tanto no existir como no funcionamento.

Ah, se os homens entendessem isso! se a criatura fosse apenas parte desse perfeito contexto universal! Certamente as dores não existiriam, a justiça seria o normal, e a paz seria possível.

Mas, há uma esperança, JESUS! Ele veio para reorganizar essa relação em três pontos: a) Eliminar o pecado no homem b) fazer a reconciliação desse homem com o seu Criador c) Restaurar no homem a imagem e semelhança de Deus d) Inseri-lo de volta nesse contexto universal.

Difícil é, pois depende da escolha do homem; mas impossível jamais; mesmo sendo esse o primeiro milagre a ser realizado.

PARA REFLETIR: "O que a seu pai ou a sua mãe amaldiçoa, apagará a sua lâmpada e ficará em trevas". (Provérbios 20.20).

O grande sábio Salomão certamente se inspirou no Mandamento que diz: "Honra o teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá" (Êxodo 20.12).

Além de ser a Bíblia que fala, pelo que vemos na prática essa Lei não caducou; e apesar da liberdade moderna, as Leis da naturais continuam obedecendo esse Decreto Divino; embora, infelizmente a maioria das pessoas não se toquem ou não queiram perceber isso em defesa do seu livre arbítrio, que pela ignorância às Leis de Deus, ao invés de dar liberdade escraviza a humanidade.

O apóstolo Paulo relembra essa lei e diz: "Honra o teu pai e a tua mãe que é o primeiro mandamento com promessa; para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra: (Efésios 6.2-3).

Amados, não se trata de criticar ou questionar as leis sociais, mas afirmar que em todo tempo é a Lei de Deus que garante a paz e a segurança; tanto na vida pessoal, como na família e por extensão na sociedade. Deus tenha misericórdia dessa humanidade!

Amados, a visão espiritual nos leva obrigatoriamente a dar atenção aos fatos em nossa volta, mas não podemos ter esses fatos como carro chefe para os nossos passos; afinal, "Lâmpada para os pés e luz para o caminho" é a Palavra de Deus; (Salmo 119.105), e antes mesmo desses fatos acontecerem, ela já nos tem avisado.

Para os cristãos, os fatos visíveis são apenas sinais proféticos do cumprimento da Palavra de Deus; o ministério de Jesus foi farto de informações sobre isso que vemos hoje; e embora assuste, tristezas e dissabores possamos sentir, a Palavra diz desde o princípio que os homens provocariam isso ao sair da direção do Deus Criador e tentar atropelar o Seu projeto.

Mas, o profeta Malaquias nos dá uma palavra de consolo quando fala sobre esse tempo, e diz: "Mas para vós, que temeis ao Senhor nascerá o sol da justiça, e salvação trará debaixo das suas asas; e saireis, e crescereis como bezerros do cevadouro". (Malaquias 4.2).

Isso indica que mesmo que os homens destruam tudo que Deus lhes deu pronto, a porção dos fiéis está garantida. Façamos nossas as palavras de Paulo quando disse: "Eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia". (II Timóteo 1.12). Tenhamos paz com esta Palavra, ela é fiel e verdadeira. ALELUIA!

O mundo chora, as famílias sofrem, as vidas clamam; e a Igreja ora; assim é o momento em que vivemos.

É tempo de união em prol de um só Deus, de uma só fé, e de um só amor; na hora em que todos, humanamente, estão rendidos a um inimigo comum e invisível, somente a fé no Deus único e verdadeiro fará a diferença, pois a fé usada em qualquer direção torna-se ineficaz.

Oramos a Deus, em nome do seu Filho Jesus, para que todos saiam do controle da pandemia e suas consequências, e se rendam ao Senhor Deus, Todo Poderoso; para que haja paz na terra, reine a alegria nos lares, e as vidas sejam preservadas.

Somenmos a nossa fé no Senhor que Ele fará a sua parte e operará maravilhas ainda nesse tempo; o Senhor velará por nós.

Por incrível que pareça para muitos, e apesar das muitas falhas que vários cristãos cometem, a Igreja de Jesus continua sendo o barco seguro em meio à turbulência das ondas desse mar revolto, a rocha firme dentro do lamaçal desse mundo, e o caminho correto na jornada espiritual rumo ao céu.

Essa Igreja está inserida no contexto da igreja visível e universal quanto ao discurso, ao trabalho, e ao carisma; mas, se destaca pela lisura e preocupação com a essência da mensagem que prega.

Ela é o miolo de uma árvore que não envelhece, que o vento não consegue derrubar, e mesmo com a casca comprometida, ela só se alimenta da boa seiva; por isso floresce no deserto, brota na sequidão, e continua intacta depois de cada tormenta.

Falo da Igreja lavada e remida pelo sangue de Jesus e que não deixou sujar as suas vestes, nem aceita pisar no lodo desse mundo; como Corpo de Cristo, mantém as marcas do sacrifício da cruz e cuja cultura é a mesma dos mártires da Igreja Primitiva apesar da evolução da história e das perseguições através dos séculos.

Essa é a Igreja do arrebatamento, que embora seja confundida pela aparência, é a única que se manifesta através da sua firmeza e coragem nos momentos de crise mundial generalizada; afinal, A SUA REDENÇÃO ESTÁ PRÓXIMA, como a bíblia se refere a ela em (Lucas 21.28).

Quem faz parte dessa Igreja glorifique a Deus, quem tem dúvida, desperta enquanto é tempo; A boa notícia é que ela sempre cabe mais um. Deus o abençoe.

 

     

           NEM LUTERANOS NEM CALVINISTAS 

           Quando se trata de doutrina da fé evangélica, cremos que Jesus a ensinou aos discípulos, esses se tornaram apóstolos e ensinaram à Igreja desde os tempos primitivos e assim veio passando até nós. A IMO abraçou esse discipulado adotando-o na sua proposta “Ortodoxa” na forma original como Doutrina dos apóstolos. 
Sabemos que no decorrer da história essa mesma Igreja se expandiu e se ocidentalizou, agregando hábitos, costumes e crenças que comprometeram a essência da sua doutrina; vindo assim a Reforma Protestante do século XVI, quando                     Martinho Lutero, João Calvino e outros se uniram na ideia reformadora; porém, divergiram em muitos pontos doutrinários: Enquanto Lutero defendeu a salvação pela graça, condicionando-a à vida eterna em Cristo e à fidelidade à sua Palavra até o fim; Calvino, embora crendo na salvação pela graça, defendia a predestinação, (Uma vez salvo, salvo para sempre), sem possibilidade de um crente cair na fé. Isso criou um divisor de águas, estabelecendo assim linhas doutrinárias divergentes e gerando até conflitos teológicos. John Wesley seguiu a linha luterana, arianista: Salvação só pela graça, e ao sair dessa graça ficará obrigado a recorrer à misericórdia de Deus e se reconciliar com ela; do contrário perderá a salvação. (Mt 10.22) “Aquele que perseverar até o fim será salvo”. (Apocalipse 3.11) “Eis que cedo venho, guarda o que tens para que ninguém tome a tua coroa”. 
           Argumentos teológicos à parte, preferimos fugir do risco da displicência espiritual e vigiar; o que recomendamos a todos; enquanto os teólogos buscam se entender, gerando correntes doutrinárias, defendendo teses, nós caminhamos em segurança na simplicidade da Palavra de Deus. De salvação pessoal, todos que têm um encontro real com Jesus entende.
           A Irmandade Metodista Ortodoxa, foi fundada e educada teologicamente na linha Luterana, tendo em vista que John Wesley seguiu a mesma; porém, por ser essa uma abordagem acadêmica, não centramos a nossa orientação doutrinária nesse ponto e não recomendamos aos nossos pastores fazer isso, afinal, seja por uma ou por outra forma, no dia final tem que apresentar ao Senhor a condição de salvo; tenha adquirido antes, durante, ou no momento final. Crendo ou não na predestinação Jesus é a segurança firme de vida eterna para quem no momento final estiver firme Nele. 
          Portanto amados, nem Calvino, nem Lutero, nem Wesley, nem qualquer outro; tenho certeza que hoje se esses pudessem falar conosco diriam: “Parem com esse debate! Preparem-se para estar onde eu estou, e basta”. O Senhor nos ilumine para não sermos confundidos pela Teologia de plantão. Fique firme na fé, Jesus está voltando.