Reflexão Bp. José Francisco da Silva

Amigos, mais um dia se inicia; são muitas notícias, expectativas, sonhos, assim é a caminhada diária dessa humanidade.

O salmista, no (salmo 119.1-3) diz que "Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra de suas mãos. um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite. Sem linguagem nem fala ouve-se a sua voz".

Como vemos, tudo onde Deus é absoluto é assim, não há pressa, não há transtorno, nada enguiça, todo funciona a seu tempo; ainda que os seres humanos tentem atrapalhar, criando leis paralelas, tentando usurpar a soberania desse Deus etc. mesmo assim, o universo na mão do seu Criador é perfeito, tanto no existir como no funcionamento.

Ah, se os homens entendessem isso! se a criatura fosse apenas parte desse perfeito contexto universal! Certamente as dores não existiriam, a justiça seria o normal, e a paz seria possível.

Mas, há uma esperança, JESUS! Ele veio para reorganizar essa relação em três pontos: a) Eliminar o pecado no homem b) fazer a reconciliação desse homem com o seu Criador c) Restaurar no homem a imagem e semelhança de Deus d) Inseri-lo de volta nesse contexto universal.

Difícil é, pois depende da escolha do homem; mas impossível jamais; mesmo sendo esse o primeiro milagre a ser realizado.