Reflexão Bp. José Francisco da Silva
PARA REFLETIR: "O que a seu pai ou a sua mãe amaldiçoa, apagará a sua lâmpada e ficará em trevas". (Provérbios 20.20).
O grande sábio Salomão certamente se inspirou no Mandamento que diz: "Honra o teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá" (Êxodo 20.12).
Além de ser a Bíblia que fala, pelo que vemos na prática essa Lei não caducou; e apesar da liberdade moderna, as Leis da naturais continuam obedecendo esse Decreto Divino; embora, infelizmente a maioria das pessoas não se toquem ou não queiram perceber isso em defesa do seu livre arbítrio, que pela ignorância às Leis de Deus, ao invés de dar liberdade escraviza a humanidade.
O apóstolo Paulo relembra essa lei e diz: "Honra o teu pai e a tua mãe que é o primeiro mandamento com promessa; para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra: (Efésios 6.2-3).
Amados, não se trata de criticar ou questionar as leis sociais, mas afirmar que em todo tempo é a Lei de Deus que garante a paz e a segurança; tanto na vida pessoal, como na família e por extensão na sociedade. Deus tenha misericórdia dessa humanidade!