SHALOM - OUTUBRO

    QUEM SOU EU?

No mundo atual, o seu sistema dita as regras, a mídia sugestiona a administração delas, o imã da curiosidade atrai os fatos e impulsiona a ação; enquanto a ganância nos impõe o envolvimento.

Quem somos nós nesse quadro? Quem sou eu quando levado por esse rolo compressor? Vale a pena pensar nisso.

O apóstolo Paulo orienta seu discípulo Timóteo dizendo: “Guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror dos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência; a qual professando alguns se desviaram da fé”. (I Timóteo 6.20-21).

Diante de tantas dificuldades e propostas de solução fácil, muitos são levados a descaracterizar o seu perfil e perderem as características que sempre as identificaram, fazendo coisas que até elas próprias duvidam; agridem sem querer agredir, matam sem querer matar, odeiam querendo amar etc., que mundo louco! Enquanto isso tudo é visto como normal, evolução, modernidade. É como se dissessem: “Não presta, mas vale a pena”.

Cabe, porém, uma pergunta: Quem sou eu diante de tudo isso? Um cúmplice, um conivente ou um anônimo? O apóstolo Paulo em Filipenses 2.15 diz: “Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo”. Isto nos induz a entender que não podemos ser omissos nem afoitos, mas equilibrados; já temos muitos afoitos e muitos omissos, o que falta são pessoas que se coloquem na brecha e segurem o balanço das ondas desse grande mar revolto, servindo de padrão a uma humanidade extremista, e por isso sem paz e sem saber onde encostar a cabeça sequer para pensar no próximo passo.

Calma amados, para esse tempo o Senhor nos gerou e chamou, para ser um farol que guie as vidas perdidas até dentro da própria casa, sem rumo e sem alento. Quem sou eu no cumprimento desse papel? O Senhor está perguntando: “A quem enviarei e quem há de ir por nós”? (Isaías 6.8).

Os dias são difíceis, mas nós temos Jesus, a luz do mundo; “Ele disse: Aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida”. Se como luz do mundo (Mateus 5.16) não apresentarmos a solução, de onde ela virá? Pense nisso e apresente-se, não como a solução, essa é Cristo, mas como disse João Batista: “Eu não sou o Cristo, mas vim para testemunhar dele”. Deus nos capacite, porque a hora é decisiva. 

                                                                                                                              Bispo José Francisco da Silva

EDITORIAL

MINISTÉRIO IMO

Essa é a marca, do nosso projeto dentro do chamado de Deus, do qual fazem parte todos os obreiros que exerçam qualquer função dentro da Irmandade Metodista Ortodoxa. Nossa divisa é: “Estamos incumbidos da defesa do Evangelho” (Filipenses 1.16) e o nosso lema é: “Ministério do Avivamento”.

São marcas fortes e verdadeiras na sua essência à medida que fizermos valer a realidade de cada palavra no contexto bíblico; não são marcas fantasias, pois não servem de máscaras para nos escondermos atrás; por essa razão vez por outra não somos compreendidos em alguns posicionamentos, principalmente quando temos que cortar na própria pele e contrariarmos o nosso interior para fazer valer aquilo que pregamos; o que aprendemos com o apóstolo Paulo quando disse: “Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado” (I Cor 9.27).

Amados, a nossa essência é tão simples que a maioria dos que nos deixam por questão pessoal ou ponto de vista só enxergam quando nos olham de fora, claro é que quem olha de fora não tem que pagar o preço da abnegação e do sacrifício dos que pela fé abraçam em definitivo essa causa. Esses não apenas estão na Irmandade, mas  são a Irmandade; por isso são capazes de renunciar a si próprios ou a qualquer valor afetivo ou material para servir com a fidelidade que esse projeto merece.

   Bem vindos ao Ministério IMO com tudo que ele significa para nós e principalmente para o Reino de Deus. Um abraço a todos os resolutos companheiros.

 

ACONTECEU NA IMO

 

ENJADIMO

No dia 07 de setembro de 2018, das 14 às 17 horas, os jovens e adolescentes da IMO estiveram reunidos no Encontro nacional de Jovens e Adolescente da IMO (ENJADIMO), quando cerca de 600 jovens, numa grande confraternização louvaram a Deus com muita alegria e comunhão. Foi muito bom viver com eles esse momento, ver os nossos jovens envolvidos no projeto de Deus com a alegria que lhes é peculiar.

Parabéns jovens, Deus conta com vocês no seu maravilhoso projeto. Que a graça de Deus Pai seja sempre com todos vocês; e que em todos os anos possam ter a mesma alegria e envolvimento demonstrado até aqui. Deus os abençoe.

 

     DEPARTAMENTO DE MULHERES

No dia 27 de outubro estarão reunidas pastoras e esposas de pastores da IMO para o seu segundo Encontro Anual, conforme agenda da denominação.

Nesse Encontro será realizada a eleição da mesa diretora para os próximos quatro anos do trabalho feminino da IMO.

Algumas das participantes são pastoras que presidem trabalhos, outras auxiliam seus pastores e outras são bases de sustentação do ministério do cônjuge; independente da área ministerial que atuem, Deus abençoe as amadas irmãs para que exerçam com sabedoria e graça para glória de Deus Pai.

Quanto à nova diretoria, o Senhor derrame a sua unção sobre cada membro eleito ou indicado para as funções inerentes.

   

79º CONCÍLO GERAL

Nos dias 21 a 23 de setembro foi realizado o nosso Concílio Geral com a representação ministerial de 80 Igrejas. Neste ano foi realizada a eleição da diretoria para o quadriênio 2018/2022, quando foram eleitos os seguintes irmãos: Presidente: Bispo José Francisco da Silva. 1º Vice Presidente: Pastor Marco Antônio de Sá e Souza. 2º Vice Presidente: Pastor Pablo Ramalho. 1º Secretário: Pastor Samuel Rezende Henriques da Matta. 2º Secretário: Pastor Moacir da Cruz Barbeitas. Foram indicados para a tesouraria: 1º Tesoureiro: Pastor José Ricardo Castro da Silva e 2º Tesoureiro: Pastor Marco Antônio Silvestre Gomes.                  

Além da eleição foram consagrados 29 novos pastores que já estão exercendo seus ministérios como titulares ou auxiliares em Igrejas da nossa denominação.

Louvado seja Deus que nos fez triunfar sobre os obstáculos surgidos eventualmente e nos deu dias de glória na sua presença. “Até aqui nos ajudou o Senhor”; louvado seja o seu nome! Amém.

                                                                                     Bispo José Francisco da Silva

 

NOSSA IGREJAS

 

    IMO GUARATIBA

Louvamos a Deus pelos Pastores Marco Antônio Silvestre Gomes, Superintendente Regional, Jorge Luiz de Oliveira Fortunato, Superintendente do VII Distrito, Antônio de Oliveira Silva, e Pastora Claudia Virgínia Albuquerque; juntamente com todos os seus ministérios de apoio, pela medida tomada em consenso que unificou a IMO Magarça com a IMO Guaratiba, tornando como antes uma só Igreja no local, e resolvendo as dificuldades de espaço que tinha a IMO Guaratiba. Literalmente voltamos ao início de tudo, o que só foi possível, mediante a visão de Reino existente no ministério desses amados líderes.  

A visão de crescimento da IMO não é apenas quando expandimos o número de trabalhos e de membros, mas, também, quando a unidade e a comunhão se caracterizam e assumem a hegemonia da nossa convivência como Igreja. 

Neste caso, crescemos no conceito de Deus quando nos permitimos ser fortes pela unificação ministerial de um povo que já tem o mesmo coração, a mesma visão e a mesma origem. Parabéns a todos os envolvidos no processo, e à IMO por tê-los como parte integrante do seu ministério. Aleluia!

 

     IMO NO NORDESTE

Por ocasião do 79º Concílio Geral da IMO, estivemos conversando com três pastores do nosso ministério nessa região do Brasil e tivemos informações maravilhosas do que está ocorrendo lá em nossas Igrejas, em nível de expansão, estrutura e crescimento numérico.

Apesar de um ou outro caso a resolver, o que é previsível, Deus tem usado os amados irmãos ali; são homens incansáveis na obra, como diz a Palavra: “Tendo pouca força não negaram o meu nome”, esse é o nível dos amados ali.

Já somos oito frentes: Sendo três Igrejas, uma Congregação, e quatro Frentes Missionárias; além dos cultos dos pontos de pregação que os irmãos abrem nos lares realizados semanalmente.

Louvamos a Deus pelos pastores Luiz Gonzaga Pereira, Superintendente Distrital, Genival Firmino Felix e Marcicleudo Nunes da Silva, esse recém-consagrado, e todo ministério de apoio formado por esses homens e mulheres de Deus. O Senhor continue fazendo valer o seu poder na vida e ministério dos seus servos ali.

                                                                                Presbitério Deliberativo

 

    IMOBE EM MARCHA

Louvamos a Deus pela inauguração do novo prédio construído pela IMOBE (Igreja Metodista Ortodoxa no Bairro do Engenho), como extensão da obra ali realizada.

Essa edificação faz parte da estrutura dos trabalhos dessa Igreja, como espaço reservado aos departamentos da Igreja, com mais de um para cada grupo de trabalho e suas reuniões; são várias salas aparelhadas confortavelmente suas reuniões.

Vale informar que o Pastor Pablo Ramalho, presidente da Igreja, gentilmente colocou esse espaço à disposição dos Superintendentes Regionais e Distritais que desejarem fazer suas reuniões lá.

Parabéns, e muito obrigado ao Pastor Pablo e seu ministério pelo desprendimento e cooperação ao fazer esse convite aos líderes da IMO; certamente Deus o abençoará com a mesma medida, pois isso é bíblico.     

   

IMO GUANDU 1

No dia 02 de setembro essa amada Igreja, pastoreada pelo pastor Marco Antônio de Sá e Souza, fechou a programação das comemorações do seu 19º aniversário de fundação. Louvado seja Deus porque a cada ano podemos detectar o progresso desse trabalho, tanto em número, como em amadurecimento espiritual e expansão física. Graças a Deus pela estabilidade estrutural e dinâmica visível ali.

Parabéns, Deus abençoe esse ministério, e os amados irmãos que com empenho e submissão a Deus têm somado com o Pastor Marco Antônio.

                                                                                           Presbitério Deliberativo

 

    CONSCIÊNCIA MINISTERIAL

Ser valente na obra de Deus é ter coragem de renunciar a si mesmo, submeter-se à vontade de Deus, e estritamente na condição de servo, trabalhar sem cessar na seara do Senhor; desprovidos da pretensão de contabilizar os resultados. Afinal, a seara é Dele e para ele produzimos, sendo a glória e a honra exclusivamente para o Senhor da seara.

Não cabe ao servo saber quanto o Senhor ganha com o seu trabalho, nem se preocupar com o retorno do que produz; independente da recompensa, o Senhor é o dono da vida e da salvação eterna, o que para o servo já é o bastante.

                                                                            Bispo José Francisco da Silva

 

ESTRUTURA ADMINISTRATIVA DA IMO

Para a nova gestão, a estrutura administrativa continua tendo o seguinte perfil:

a) Um Presbitério Deliberativo com cinco eleitos, dois indicados, e quatro vogais convidados pela diretoria eleita.

b) Quatro Regiões, representada por quatro Superintendentes.

c) Quinze Distritos, representados por um Superintendente cada.

d) Os Pastores das Igrejas locais.

            Com essa composição, funcionará a Irmandade Metodista Ortodoxa.

Solicitamos a todos os aliançados ao Ministério IMO que estejam engajados nesse modelo a fim de que mantenhamos a afinidade afetiva, fraterna e espiritual, que é o principal foco dessa estrutura.

Enfatizamos para os Pastores e dirigentes locais, que o seu Superintendente é o elo direto de ligação com o PD, facilitando assim a solução de questões naturais ao cotidiano das Igrejas. Peço que nos ajudem para que alcancemos a eficácia nessa estrutura eclesiástica onde ninguém é mais importante; cada um na sua função é indispensável no papel que lhe cabe exercer. Obrigado e Deus abençoe a todos.

 

                                                                                              Você é muito importante para o sucesso deste Shalom​